Gravidez, parto e puerpério
Os atendimentos relacionados à gravidez, parto e puerpério podem ser realizados pela mãe, pelo pai, pelo casal, mãe/pai-solo, ou qualquer outra constituição familiar que envolva a chegada de um novo membro da família, inclusive pais adotivos!
Nesta modalidade de atendimento, o objetivo é preparar a família para a chegada do novo bebê e trabalhar sobre as dificuldades enfrentadas pela família.
É muito comum nesse momento que as pessoas comecem a se questionar sobre o próprio relacionamento com sua família de origem, reviverem momentos desafiadores da infância e juventude, abrindo antigas feridas mal cicatrizadas e gerando muitos medos e inseguranças.
Também é um desafio tentar conciliar todos os outros aspectos da vida após a chegada do bebê. Por vezes as mães se sentem sozinhas, sobrecarregadas e incompreendidas. Já seus parceiros muitas vezes podem se sentir excluídos e impotentes.
Alguns temas abordados nesse enfoque são medo, ansiedade, estresse, insegurança, trauma, dificuldade para engravidar, abortos recorrentes, gravidez de risco, gravidez na adolescência, gravidez não desejada, baby-blues, depressão na gestação e no pós parto.
Há uma romantização muito grande acerca da gravidez, do parto e do bebê real, aquele que chega em casa e chora a noite inteira, todas as noites.
Momentos assim podem ser exaustivos e a terapia auxilia a trilhar esse caminho com mais tranquilidade, de maneira mais assertiva e colaborativa.
Também é possível realizar o acompanhamento no momento do parto! É uma experiência inesquecível!